top of page
Ascensão e queda
Diacronia: ensaios sobre ficção científica
Balelas
O demônio de cada um

Grande vencedor do II Prêmio Pernambuco de Literatura (2014) , é um romance que apresenta estrutura narrativa polifônica, com diversos narradores/personagens e uma temática não muito comum na ficção pernambucana, ao explorar um enredo memorialístico em torno das agruras e angústias existenciais de uma banda de rock diante do suicídio de seu líder e vocalista. Shirukaya demonstra grande domínio do universo da música e explora a linguagem própria desse grupo em uma narrativa ágil e permeada de referências à cultura pop.

A multiplicidade de temas e de abordagens desta coletânea aponta, em todo caso, para um dos aspectos essenciais da FC em todos os tempos, o de questionar o que chamamos de “realidade consensual”. Esta não passa, na verdade, do equilíbrio precário entre nossas visões individuais, e para se manter precisa ser compulsivamente checada e confirmada a todo instante, processo no qual os meios de comunicação, a mídia ambiente, tem um papel crucial. E o papel da FC é de certo modo o inverso. Não apenas o de nos dizer que não vivemos nem no melhor nem no pior dos mundos, mas o de revelar simplesmente que não sabemos ainda como é o mundo em que vivemos.

Pois as balelas de Wander assumem vários matizes, trazendo ao palco meninas órfãs que resistem e reagem, filhas extenuadas em busca por satisfação, jovens parindo solitárias no abandono das ruas graças a relações amorosas incertas, mães despreparadas e sós, um crime cometido cá, outro acolá, mulheres que fazem estória e que insistem em continuar buscando por paixão – seja via talento, via corpo, via crime.

Coletânea realizada em 2012 com 20 autores participantes do Clube do Conto da Paraíba.

Wander participa com os contos "Sonho", "Vitrine" e "Vinho Lilás".

Contos de Sábado

"O demônio de cada um", antologia de contos de autores da Paraíba. Organização: Bruno Gaudêncio. Lançamento em agosto, em João Pessoa.

Wander participa com o conto "Castigo"

Comprar

No centenário da obra-prima de Horacio Quiroga, "Contos de amor, loucura e morte", Bruno Ribeiro e Wander Shirukaya convidam 15 autores para prestarem homenagem ao escritor uruguaio.

A Editora Moinhos apresenta a vocês a antologia "Cem anos de amor, loucura e morte: centenário da obra-prima de Horacio Quiroga".

Cem anos de amor, loucura e morte
bottom of page